terça-feira, 30 de março de 2010

Cidade chinesa é central de distribuição de spams infectados por malware, diz Symantec

De O Globo
RIO - A cidade chinesa de Shaoxing seria o maior centro de distribuição de spams infectados do mundo, segundo estudo da Symantec divulgado pelo jornal The Times . Pesquisadores da empresa de antivírus afirmam que 28,2% dos emails com vírus do mundo vêm da China e 21,3% deles têm origem em Shaoxing.
O estudo da Symantec rastreou 12 bilhões de emails e identificou que os principais alvos das mensagens maliciosas vindas da China são especialistas em política de defesa da Ásia e ativistas de direitos humanos, o que, segundo o The Times, "sugere envolvimento do Estado". A Symantec está ajudando a investigar os ataques ao Gmail que levaram o Google a fechar sua ferramenta de buscas na China.
Emails infectados com vírus ou cavalos-de-troia normalmente trazem assuntos que chamam a atenção do destinatário, no intuito de convencê-lo a instalar programas que permitirão ao remetente controlar a máquina do internauta ou roubar informações e senhas.
Para descobrir a origem desses ataques, a Symantec conseguiu identificar os IPs dos remetentes originais das mensagens. A Romênia fica em segundo lugar no número de ataques (21%), com envio principalmente de tentativas de fraudes comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário