sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

UM BALANÇO DO ANO DE 2009

Caros alunos,

Este foi um grande ano para o nosso curso e para a Faculdade La Salle. Os resultados obtidos por nossos alunos no ENADE foi excelente e hoje somos o curso de S.I. com a maior nota da região Norte. Isso é significativo e fruto do trabalho conjunto da direção, coordenação, professores e alunos.
Na avaliação do MEC somos a melhor intituição do estado do Amazonas nos dois últimos anos, com a maior nota a partir da avaliação do INEP e em 2010 trabalharemos para nos manter nessa posição.
No inicio de 2010 cumpriremos mais uma etapa na vida de um curso superior que é a avaliação para reconhecimento pelo MEC. O curso de S.I. deverá receber a visita dos avaliadores do INEP em final de fevereiro ou no início de março e esta será a oportunidade de mostrarmos a seriedade do trabalho desenvolvido por todos.
Tenham um Feliz Ano Novo e em 2010 estaremos novamente juntos para prosseguirmos em nossa luta por um Brasil mais forte e mais justo.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CAMPANHA FIDELIDADE AMIGO INDICA AMIGO

Em breve teremos mais uma etapa do Vestibular 2010. Vamos reforçar nossas ações no sentido de fortalecer nossa Faculdade. Já somos a melhor instituição de ensino do Amazonas (dito pelo MEC) e queremos crescer para continuar investindo em nossos cursos.
Todo aluno que indicar um(a) amigo(a) para nosso Vestibular e este fizer sua matrícula, recebe 25% de desconto em uma mensalidade do próximo semestre (cumulativa). Isso também vale para transferências e deve ser informado no ato da inscrição no vestibular ou da transferência. Lembre-se que em tempos de estabilidade esse é um desconto substancial. Participe e construa uma Faculdade cada vez melhor,

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Índice Geral de Cursos da Instituição - IGC 2008 (Triênio 2006, 2007 e 2008)

Atenção alunos da Faculdade la Salle de Manaus, de novo somos a Instituição Superior Número 1 de Manaus :
La Salle - 277 pontos
UFAM - 272 pontos
As demais de 207 pontos para baixo.

Este resultado é o sinal de que com trabalho sério e dedicação podemos transformar a educação e contribuir para a transformação na vida de cada um de nossos alunos. Não somos a maior mas estamos escrevendo a nossa história com trabalho e dedicação.
PARABÉNS A TODOS, ALUNOS, FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES E DIREÇÃO. QUE DEUS CONTINUE NOS ABENÇOANDO!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CONHEÇA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

Caros alunos, conhecer o Projeto Pedagógico do seu curso é fundamental para o pleno aproveitamento do seu curso. Conheça o projeto clicando no link abaixo :
www.slideshare.net/derciolr/pp-sistema-de-informao-final-la-salle-0303

INFORMAÇÕES GERAIS AOS NOVOS ALUNOS

A Faculdade Unilasalle dá a vocês, nossos novos alunos, as boas vindas à nossa instituição e deseja muito sucesso em todos os seus planos para o segundo semestre de 2009.
Essa nova trajetória que conduzirá vocês ao dia da formatura em nosso curso, precisa ser cumprida em todas as suas etapas, e vamos iniciar listando algumas informações fundamentais para que todos tomem conhecimento do funcionamento do Curso de Sistemas de Informação, bem como de algumas atividades comuns a todos os cursos da Instituição. Recomendamos uma leitura atenta a cada um dos itens listados e, em caso de dúvida, recomendamos que enviem suas dúvidas e perguntas, para que possamos responder a todas as questões levantadas e assim manter todos bem informados através de um canal de comunicação simples e eficiente. Para que tudo sempre corra bem é preciso que tenhamos uma compreensão plena de todos os direitos e deveres que temos que observar.
Vamos começar por dois itens importantes e que valem nota para todas as disciplinas em que o aluno estiver matriculado : O Trabalho Interdisciplinar e a Avaliação Transversal.

1) TRABALHO INTERDISCIPLINAR (TI)
O Trabalho Interdisciplinar ou simplesmente TI como é mais conhecido, é o programa de Iniciação Científica da Unilasalle e participam, obrigatoriamente, todos os alunos de todos os cursos, exceto os finalistas que estejam matriculados na disciplina de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Trancar o TCC implica em ter que fazer o TI.
Como funciona o TI :
a) No inicio de cada semestre letivo são abertas as inscrições para o TI que é realizado em grupo de no máximo 3 alunos. Podem fazer parte do grupo alunos de qualquer um dos cursos da instituição e que estejam cursando qualquer período, ou seja, os integrantes podem ser de períodos diferentes e mesmo de cursos diferentes;
b) A Coordenadora do TI (Profa. Dina) designa um professor orientador para cada grupo e marca as datas para as orientações (são 3 orientações) e a data de entrega do trabalho;
c) No dia das orientações não haverá aula normal no curso, somente orientação;
d) No dia da 1ª. orientação, às 19 horas, haverá uma reunião no Auditório do Bloco B, com todos os alunos do curso onde serão dadas todas as informações para o desenvolvimento do trabalho e serão tiradas todas as dúvidas. Em seguida os alunos deverão dirigir-se para as salas de aula onde estarão os professores orientadores;
e) Os grupos deverão comparecer nas salas divulgadas onde serão orientados pelo professor orientador na escolha do tema e em como conduzir a pesquisa sobre o tema escolhido. Em um semestre o grupo desenvolve o Projeto de Pesquisa e no seguinte elabora um Artigo referente ao projeto desenvolvido no período anterior;
f) Para a primeira orientação os grupos já devem trazer uma idéia geral do trabalho e todo material que conseguir obter sobre o tema escolhido. Os grupos que estejam iniciando o artigo devem trazer todo o material do projeto;
g) Nas orientações seguintes os grupos deverão apresentar a evolução do trabalho de acordo como o que professor orientador determinar;
h) No dia da entrega o trabalho deverá ser entregue na Coordenação do Curso.
Agora vamos ao que mais interessa, a Nota do TI:
· Todos os trabalhos são avaliados pelos professores do curso e pelo professor orientador (depende se é Projeto ou Artigo) e é atribuída uma nota de 0 a 5;
· O não comparecimento aos assessoramentos implica em perda de pontos para o(s) aluno(s) que não se fizerem presentes;
· No 2º. Semestre de cada ano os trabalhos serão expostos e haverá defesa pública perante avaliadores ou através de banner ou apresentação multimídia em sala de aula com atribuição de uma nota;
· A nota do TI irá compor a nota final de G2 (média do 2º. Bimestre). A nota de G2 é composta pela nota obtida nos instrumentos tradicionais (provas, testes, trabalhos e outros) dividida por 2, somado com a nota do TI;
RESUMO : Uma boa nota no TI é fundamental para a média final do aluno e a não participação implica na perda de 50% da nota de G2.
QUAL O OBJETIVO DO TI ?
Essa pergunta é muito comum e a resposta é simples :
A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento da capacidade investigativa do aluno e da construção das habilidades necessárias de busca do conhecimento. Hoje essa é uma característica fundamental para o aluno, principalmente na área de informática onde novos conhecimentos surgem todos os dias.
O aluno que participa do TI obtém a capacidade de buscar o conhecimento, aprende a pesquisar em livros, artigos e outras fontes científicas as informações necessárias para a construção do conhecimento do tema escolhido, além de desenvolver a habilidade de aprender a montar projetos e artigos científicos. Fazer uma Pós-Graduação fica fácil para quem participa de um projeto como esse.

2) AVALIAÇÃO TRANSVERSAL
A avaliação transversal é uma prova escrita que é aplicada todos os períodos aos alunos dos períodos pares do curso com exceção do 8º. Período.
Essa prova tem por objetivo verificar a integração do conhecimento proporcionado pelas das disciplinas cursadas até aquele semestre. As provas são diferentes para cada um dos semestres e pode conter questões práticas a serem executadas em laboratório.
Por exemplo : Para o 2º. Período, que já concluiu as disciplinas básicas da área da computação e já dispõe de conhecimentos que possibilitam a elaboração de um pequeno aplicativo, podemos solicitar a construção de um algoritmo para solucionar um problema envolvendo lógica e solicitar sua implementação em uma linguagem de programação. O mesmo se aplica para os demais períodos onde para a solução dos problemas apresentados será exigido o emprego de conhecimentos de provenientes de várias disciplinas do curso.
Essa prova será um dos instrumentos de G2 de todas as disciplinas em que os alunos que farão a prova estiverem matriculados. Será escolhida uma disciplina do período para determinar os alunos que farão a prova uma vez que muitos alunos estão desperiodizados. Somente os alunos matriculados na disciplina escolhida farão a prova e somente para estes as notas serão válidas. A Coordenação do Curso divulgará a disciplina e a data da prova até o período da prova de G1 a cada semestre.
O objetivo desta avaliação é verificar se as habilidades que alunos deveriam ter naquele ponto do curso foram adquiridos e se os objetivos estão sendo atingidos.

CONCLUSÃO
Esperamos que este pequeno resumo possa esclarecer algumas dúvidas comuns até para alunos antigos do curso. O TI possui um manual que será disponibilizado no BLOG do curso e no site da Unilasalle. Recomendamos a todos que leiam com atenção pois lá existem informações mais detalhadas sobre o TI.
Recomendamos ainda que todos tomem conhecimento do Projeto Pedagógico do seu curso pois é o documento que deve ser seguido para orientar a Coordenação do Curso.

Foi muita informação e vamos ficar por aqui por hoje. Mas ainda não acabou, outros pontos precisam ser esclarecidos, mas por agora já está de bom tamanho.
Bom dia a todos e continuamos à disposição de todos. Esse BLOG é de voces, usem ele para mantermos contato sempre!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Programa permite baixar programação de 12 mil estações de rádio

O programa RadioSure Portable permite acessar rádios on-line de todos os cantos do planeta, inclusive estações brasileiras. O banco de dados do programa possui mais de 12 mil estações de rádio.
As estações, assim como as músicas, podem ser gravadas no disco rígido ou pendrive. O programa salva as músicas no formato MP3 para que você possa reproduzir o áudio, mesmo quando não existe uma conexão com a internet. É possível gravar várias estações ao mesmo tempo. O programa está disponível para download www.baixaqui.com.br/site/dwnld59490.htm

terça-feira, 5 de maio de 2009

O mapa da TI nas empresas brasileiras

Bruno Ferrari, de INFO Online 28 de abril de 2009

Índice de informatização de empresas chega a 94% no Brasil. Do total 97% estão conectadas à internet

Um estudo realizado pela Comitê Gestor da Internet no Brasil mostra que 94% das empresas brasileiras possuem computadores. Pegando apenas companhias com mais de 50 funcionários, a informatização chega a 100%. A pesquisa, realizado em parceria com o Ibope, analisou 3,5 mil empresas nacionais com mais de 10 funcionários em todos os estados do Brasil.
O levantamento anual mostra que, em termos de infraestrutura básica – computadores e acesso à internet – o Brasil manteve o nível de maturidade do ano passado, quando foram registrados números muito similares. Das empresas que possuem computador, 97% têm acesso à web.
Conexões e velocidade
O tipo de conexão usada ainda tem a predominância do ADSL (65%). A participação desta tecnologia, no entanto, é a mesma desde 2006. O destaque é para o crescimento do acesso por cabo, que passou de 14% para 22% entre 2006 e 2008. Em contrapartida, o acesso discado caiu em representação de 14% para 5%.

Quando analisadas as empresas que possuem infraestrutura de redes, 83% das companhias têm uma rede (LAN) cabeada e 35% contam com uma rede sem fio. A intranet está presente em 37% das empresas e a extranet, em 21%. O percentual de empresas que não possui nenhum tipo de rede caiu de 13% em 2007 para 8% em 2008.Já em relação à velocidade de conexão, 60% das empresas disseram ter uma banda com velocidade mediana, entre 256 Kbps e 2 Mbps. 18% das entrevistadas têm um link de 256 Kbps ou menos enquanto, no outro extremo, o número de companhias com acesso superior a 2 Mbps representa 10% do total. Não souberam informar a velocidade da conexão 12% das empresas. “O dado mostra que o conhecimento sobre tecnologia dentro das empresas está aumentando, já que, em 2006, 28% das companhias não sabiam informar qual o tipo e a velocidade de suas conexões”, afirma Alexandre Barbosa, responsável pela pesquisa realizado pelo CGI.

Trabalho remoto
Trabalhar fora do escritório foi um dos indicadores que mais sofreu alteração nos últimos dois anos, segundo o estudo. A proporção de empresas cujos funcionários têm acesso remoto passou de 15% em 2006 para 21% em 2008. “Isso revela uma tendência de que, cada vez mais, as empresas estão oferecendo novos meios para que seus funcionários acessem a infraestrutura de TI da companhia remotamente”, afirma Barbosa.
Presença na web
A pesquisa também levantou a quantidade de empresas que possuem websites. Do total de empresas pesquisadas, 53% possuem um canal próprio na web. Houve um crescimento importante em relação ao ano passado, quando 46% das companhias possuíam site. Destaque para as empresas de grande porte - quase nove em cada dez corporações brasileiras nessa faixa têm uma página própria na internet.
Outro dado relevante é o número de participantes que se utiliza de sites de terceiros (ex. varejistas em sites como Buscapé e Mercado Livre), que responde por 20% das empresas que disseram não possuir sites próprios.

Mercado de redes terá 44 mil vagas no Brasil

A projeção feita pela IDC é de que o déficit de profissionais deve ultrapassar os 27% em 2010
O Brasil tem algumas áreas do setor de tecnologia que estão prestes a entrar em colapso de profissionais. Especialização em infraestrutura de redes é uma delas A notícia boa é que não é por excesso, mas sim por falta de mão-de-obra qualificada. De acordo com a IDC, no estudo Falhas de conhecimento de rede na América Latina 2008, a projeção é de que o déficit seja de aproximadamente 44 mil profissionais em 2010.O país responderá por 50% desse déficit na América Latina, que deve chegar a 90 mil especialistas em redes. O número equivale a um excedente de 27% na capacidade de profissionais que o mercado terá em um ano.

Para incentivar a formação de especialistas na área, empresas fornecedoras de infraestruturas de redes investem em programas para captação e treinamento de profissionais. A Cisco, por exemplo, acaba de anunciar o Cisco Networking Academy NetRiders 2009 uma competição regional com o objetivo de identificar e reconhecer os mais promissores especialistas em tecnologia de redes. No total, serão 140 mil estudantes que estão matriculados no programa Cisco Networking Academy na América Latina.
Serão três fases qualificatórias, com exames práticos e teóricos. Os 20 primeiros colocados de cada país serão incluídos no ranking postado no site da Cisco Networking Academy NetRiders 2009, com o propósito de identificação dos principais talentos. O site ficará disponível para mais de 4,5 mil parceiros registrados da Cisco na América Latina e para outras empresas que precisarem de funcionários qualificados para suas divisões de rede. Cinco finalistas, representando diferentes regiões da América Latina, permanecerão após a terceira fase da competição. Todos eles vão disputar a primeira colocação da Cisco Networking Academy NetRiders 2009. As inscrições podem ser feitas no site da Cisco em http://www.cisco.com/web/LA/netacad/netriders/index.html
Todos deverão passar nas avaliações online nas quais o conteúdo é relacionado ao projeto, instalação e gerenciamento de redes.

Quanto ganham os estagiários de tecnologia no Brasil

Sete meses depois de promulgada a nova Lei do Estágio (11.788/08), o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) apresentou uma pesquisa que revela a média de bolsa-auxílio oferecida aos estagiários por empresas de pequeno, médio e grande porte em todo país. Todos os estudantes consultados foram contratados depois da nova lei, ou seja, seus contratos já estão no novo padrão que, entre outras coisas, limita a carga horária a 30 horas semanais e assegura férias de 30 dias caso o contrato tenha duração igual ou superior a um ano.

A faixa salarial manteve-se estável. Não foi o que aconteceu com o número de vagas. Segundo a Associação Brasileira de Estágios (ABRES), esse número caiu de 1,1 milhão em 2008 para 900 mil este ano, o que representa uma queda de 18%. As causas para a queda são duas: a nova lei, que impõe restrições ao número de estagiários contratados por empresas e outros empecilhos, e a crise, que fez as empresas cortarem novas contratações. Para a pesquisa, foram consultados 12.140 no Brasil inteiro durante a primeira quinzena de abril de 2009. Confira os valores abaixo :


segunda-feira, 4 de maio de 2009

GOVERNO DOS EUA RECRUTA PIRATAS VIRTUAIS "ÉTICOS"

O governo dos Estados Unidos está em busca de piratas virtuais, mas não para prendê-los. A ideia é contratar pessoas que exercem esse tipo de atividade para que elas ajudem a melhorar a segurança das redes de comunicação do país.
No mês passado, a empresa General Dynamics Information Technology divulgou um anúncio em nome do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos à procura de pessoas que possam "pensar como um criminoso".
Os interessados, diz o anúncio, devem dominar as técnicas dos piratas virtuais e serem capazes de analisar o funcionamento da internet e identificar vulnerabilidades nos sistemas do governo.
Na semana passada, o secretário de Defesa, Robert Gates, afirmou que o Pentágono quer aumentar de 80 para 250, até 2011, o número de especialistas no assunto treinados por ano.
Após denúncias de que os Estados Unidos não estão bem preparados para ataques virtuais, a Casa Branca fez um estudo sobre como o governo pode usar a tecnologia para melhorar a segurança em áreas que vão da rede elétrica até a cobrança de impostos, passando por sistemas de controle aéreo e do mercado de ações.
Enquanto o país tem estratégias claras para agir no caso de um ataque aéreo, por exemplo, não há algo similar no que se refere à área digital. "Nós claramente não estamos preparados como deveríamos", afirmou David Powner, diretor de tecnologia do Government Accountability Office (GAO --o braço investigativo do Congresso norte-americano).
De acordo com Nadia Short, vice-presidente da General Dynamics Advanced Information Systems, o recrutamento de piratas virtuais "éticos" é uma medida crucial para as necessidade de segurança do país.
Até recentemente, havia dúvidas básicas sobre como combater esse problema --uma das dúvidas era, por exemplo, quem seria o responsável por gerenciar os programas de proteção para esse tipo de ataque.
Agora parece haver um consenso de que a própria Casa Branca assuma essa responsabilidade, rejeitando sugestões de que a National Security Agency (centro de espionagem do governo dos EUA) assumisse o controle --o plano havia sido contestado por organizações de defesa dos direitos civis.

Opine sobre este assunto. Mande seu comentário!

REINO UNIDO DESENVOLVE TECNOLOGIA PARA CONTROLAR E-MAILS, DIZ JORNAL

O governo britânico está desenvolvendo tecnologia secreta, com interesse de controle sobre todas as mensagens eletrônicas enviadas pela internet. A informação foi dada pelo jornal "The Sunday Times" no domingo (3/5/09).
O Centro de Comunicações do governo deverá interceptar e supervisionar todos os e-mails, os acessos à internet e a atividade nas redes sociais, além de qualquer tipo de ligações telefônicas.
Para isso, recorrerá a uma série de "caixas-pretas", que serão inseridas secretamente na infraestrutura de comunicações, afirma o jornal. O programa foi lançado há um ano. Sua existência, no entanto, foi descoberta graças a uma oferta de emprego publicada pelo Centro de Comunicações.
Na semana passada, a ministra do Interior britânica, Jacqui Smith, anunciou que o governo tinha decidido renunciar a seu tão ambicioso quanto polêmico plano de criar uma base de dados única, na qual seriam guardadas todas as comunicações feitas no país. A ministra não mencionou, no entanto, que o governo tinha decidido destinar mais de 1 milhão de euros em três anos a esse programa de espionagem dos cidadãos, aponta o jornal britânico. Segundo a diretora da organização de defesa dos direitos humanos Liberty, Shami Chakrabarti --ela mesma uma vítima recente da espionagem do governo--, o anúncio da ministra é só "uma cortina de fumaça".
"Fomos contra a base de dados 'Big Brother', porque permitia ao Estado ter acesso diretamente às comunicações de todos os cidadãos. Mas, com esta rede de caixas-pretas, pretende-se conseguir o mesmo, mas pela porta traseira", disse a advogada. Segundo fontes citadas pelo "The Sunday Times", o governo já concedeu um contrato no valor de 200 milhões de libras (224 milhões de euros) ao gigante americano do setor da defesa Lockheed Martin. Também foi assinado um segundo contrato com a Detica, empresa britânica de tecnologia da informação, que mantém estreitos vínculos com a espionagem britânica.

Espionagem e supercomputadores

Uma enorme sala com supercomputadores permitirá aos espiões do governo supervisionar e gravar os dados que passarem pelas caixas-pretas instaladas nas conexões dos serviços de internet e nas companhias telefônicas. Por enquanto, os espiões que trabalham nessa central só podem interceptar as comunicações em casos concretos e com autorização expressa do titular do Interior ou de um secretário de Estado, mas, com os novos planos do governo, todos os cidadãos do país poderão ser espionados o tempo todo, afirma o jornal.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

GOOGLE DIVULGA FERRAMENTA QUE MAPEIA AVANÇO DA GRIPE SUÍNA NO MÉXICO

da Reuters, em Chicago

O Google.org, braço filantrópico da gigante de buscas na internet, anunciou uma ferramenta de mapeamento sobre a gripe entre os residentes no México na última semana. Embora o anúncio tenha sido feito nesta quarta-feira (29), a empresa disse que a ferramenta estava disponível antes mesmo da notícia sobre a gripe suína ser amplamente repercutida.
O Google informou o sistema para o México se assemelha à
ferramenta já disponível para os EUA, lançada em 2008, e usada pelo CDC (Centro de Controle de Doenças dos EUA) para calcular as incidências do vírus influenza no país.

CIENTISTAS PROJETAM VIDEOGAME QUE EXALA CHEIRO DAS CENAS

Cientistas da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, informaram que estão trabalhando em um novo videogame, pelo qual seria possível detectar diferentes aromas desencadeados por cenas ocorridas em jogos. As pesquisas estão sendo feitas com os games "Half Life" e "Far Cry".
Os aromas provêm de tubos de parafina encerada, que recebem uma variedade de cheiros, como fumaça, pólvora e até borracha queimada em uma pista de corrida.
Cena do jogo "Half Life", que é um dos utilizados na pesquisa para a
inserção de olfato em atividades executadas dentro dos games
Segundo o site da revista Soldier Magazine, um ventilador direciona o cheiro para o nariz do jogador quando o aroma é ativado. "O olfato é o mais subestimado de todos os sentidos, mas é o mais próximo da visão e um dos mais ricos em informações que nós possuímos", disse Bob Stone, pesquisador que lidera o estudo.
O projeto da pesquisa de Stone é financiado, em parte, pelo Ministério da Defesa inglês.
"O cheiro é ativado quando o soldado virtual caminha e passa em algo como um mercado ou um pequeno beco e o computador providencia o respectivo aroma", disse o PhD e marinheiro inglês Mark Blyth. "O que nós estamos tentando é descobrir se o olfato aumenta a percepção das pessoas."
"Às vezes, pessoas sentem que algo está errado, mas nós estamos procurando sobre como elas sabem disso. Seria o cheiro? É alguém que atravessa os lugares, os ambientes pelos quais passa? É o silêncio? Se o olfato é efetivamente um desses diversos fatores, então há muito alcance para que isso seja usado no auxílio do treinamento dos narizes dos soldados."

sexta-feira, 13 de março de 2009

REGULAMENTO DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR

1. INTRODUÇÃO

Na busca de estabelecer uma melhor integração entre diferentes áreas do conhecimento, envolvendo conteúdos e disciplinas afins, a UNILASALLE–AM desenvolve, em todos os cursos da Instituição uma atividade de iniciação científica denominada Trabalho Interdisciplinar.
A interdisciplinaridade é a tônica da construção do conhecimento diante de uma realidade complexa e múltipla, necessitando de uma articulação das diferentes ciências para sua apreensão.
Essa constante dirige o diálogo entre, pesquisa e extensão em profunda interação entre a comunidade universitária e a sociedade como um todo. Além de despertar no aluno o interesse pela pesquisa e exercitar a prática do diálogo entre as disciplinas e, a partir das mesmas, esse trabalho constitui um dos instrumentos para a avaliação acadêmica enquanto estratégia e metodologia.

2. OBJETIVOS:

a) Oferecer situações para que o aluno desenvolva o pensar crítico-reflexivo;
b) Oportunizar o aprendizado da fundamentação teórica através da prática científica;
c) Introduzir o graduando à prática da pesquisa, proporcionando o contato com diversos métodos de investigação.

3. DOS PARTICIPANTES.

Todos os alunos do Curso participam do Trabalho Interdisciplinar, exceto os alunos matriculados no Trabalho de Conclusão de Curso (8º período).

4. DAS EQUIPES

As equipes serão formadas por:

a) Três (3) integrantes para os alunos do 1º ao 6º período;
b) Individual para os alunos do 7º período.

*** Os alunos do 7º período estarão desenvolvendo projeto que, além de computar nota para o TI, será apresentado para qualificação do TCC e, portanto, deverão seguir o calendário das atividades do TCC.


5. DO TEMPO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Os grupos terão 02 semestres para a realização do trabalho como um todo. No primeiro semestre de realização do trabalho cada grupo deverá, juntamente com o professor orientador, selecionar seu tema e elaborar seu projeto para que no segundo semestre conclua sua proposta de trabalho com a apresentação de um artigo científico. Todos os trabalhos deverão ser apresentados em forma de artigo e terão o primeiro semestre e parte do segundo para sua elaboração e apresentação de acordo com o calendário da Instituição.

6. AS ORIENTAÇÕES

Cada equipe será orientada por um professor. Os alunos receberão orientações sistemáticas previamente combinadas de acordo com o curso.
O aluno que não comparecer a, no mínimo, 02 (duas) orientações, estará automaticamente excluído do grupo.
Uma vez formado o grupo, não é permitida a mudança de seus membros, salvo casos excepcionais analisados pela Coordenação do Curso.
A não colaboração de algum membro do grupo deve ser comunicada à Coordenação, pelo Professor Orientador ou pela equipe, para o desligamento do integrante via protocolo.
O integrante desligado não obtém a nota zero (0,0) no Trabalho Interdisciplinar.

*** Recursos deverão ser encaminhados até 48h, após o desligamento.


7. DO TEMA

A escolha do tema a ser desenvolvido no Trabalho Interdisciplinar deverá estar vinculada a uma das Linhas de Pesquisa do Curso:
· Sistemas de Programação;
· Teoria da Computação e Algoritmos;
· Sistemas de Computação;
· Sistemas de Informação
· Modelagem Conceitual e Adaptabilidade;
· Recuperação da Informação e Mineração de Dados;
· Aplicações.


8. DO PROFESSOR ORIENTADOR.

Todos os professores que dão aula no Curso serão orientadores, sendo que cada orientador poderá ter, no máximo, 05(cinco) grupos para orientar.
As orientações serão realizados nas datas fixadas em cronograma.
Caso exista a necessidade da mudança de Orientador, a equipe deve encaminhar o pedido via requerimento ao Coordenador do Curso. O Orientador também poderá solicitar a sua substituição, mediante justificativa a ser analisada pela Coordenação do Curso, via requerimento Protocolado na Coordenação do Curso.


9. INSCRIÇÃO E CADASTRAMENTO DOS GRUPOS

Os grupos devem formalizar sua inscrição junto à respectiva coordenação de Curso, mediante preenchimento da “Ficha de Inscrição”, na qual deverá constar:
· Curso;
· Período;
· Componentes do Grupo;
o Nome, e-mail, matrícula, telefone
· Linha de Pesquisa;

Período para inscrição: 06 a 13 de março de 2009

*** A não inscrição no prazo determinado implicará, ao aluno, receber nota zero (0,0) no TI.


10. DA ORIENTAÇÃO DOS TRABALHOS

As orientações devem ser realizadas na Faculdade. Em caso de alunos de cursos diferenciados na mesma equipe, o grupo receberá conjuntamente a orientação de professores dos cursos específicos, propiciando assim o trabalho multidisciplinar. Serão realizadas três orientações ao longo do semestre nas datas fixadas no Cronograma.

a) Orientação para Projetos

· 1ª Orientação: Seminário no auditório. Após o seminário a equipe deverá apresentar, por escrito, o título, o problema, e os objetivos devem ser propostos por escrito (digitado em folha ofício) ao Orientador.
· 2ª Orientação: A equipe deverá entregar um esboço do projeto constando os itens discutidos na 1ª orientação, acrescido dos demais elementos obrigatórios do projeto; Discussão do desenvolvimento do projeto.
· 3ª Orientação: A equipe deverá entregar o projeto para verificação do orientador da adequação do trabalho em relação às suas normas e orientações; última revisão para a entrega da versão final.


b) Orientação para Artigos

· 1º Orientação: Seminário no auditório. Após o seminário a equipe deverá apresentar o projeto escrito; e um resumo apresentando as idéias principais para o desenvolvimento do artigo; nos projetos com pesquisa de campo envolvendo seres humanos trazer os formulários para o encaminhamento à comissão de ética.
· 2ª Orientação: A equipe deverá entregar um esboço do artigo para discussão e/ou análises críticas.
· 3ª Orientação: A equipe deverá entregar o artigo para que todos os itens sejam discutidos e encaminhados para a conclusão. A equipe também deverá apresentar a proposta (esboço) do painel (1º ao 4º períodos) ou dos slides (5º ao 7º períodos). Orientações para sua apresentação oral.

Nota: Só serão consideradas orientações as sessões realizadas com a presença dos professores e alunos (com registro na ficha de acompanhamento). Orientações extras podem ser procedidas via e-mail.

Cada orientação deverá ser documentada em formulário específico, devendo este, quando da reunião do grupo com o Professor Orientador, ser rubricado por todos os alunos presentes. A Orientação é um dos meios utilizados pelo Professor Orientador para avaliar o trabalho do grupo.
A não apresentação do material exigido acarretará em perda de 50% da nota do assessoramento em questão.
Caso haja impedimento por parte do Orientador em cumprir a data marcada, é necessário que a equipe notifique a Coordenação do Curso através de Ata que relate a ausência do mesmo. Essa orientação, necessariamente, deve ser reposta.


11. EXEMPLO DE ESTRUTURA DE PROJETO E ARTIGO

a) Estrutura do Projeto de Pesquisa

· Capa;
· Folha de Rosto;
· Sumário;
· Introdução;
· Tema;
· Delimitação do Tema;
· Problema;
· Hipótese (quando houver);
· Objetivo (Geral e Específicos);
· Justificativa;
· Fundamentação Teórica;
· Metodologia;
· Cronograma;
· Referências.


*** O modelo do Projeto de Pesquisa, do curso de Sistemas de Informação, encontra-se disponível no blog do curso www.unilasalle-si.blogspot.com

b) Do Artigo Científico

O artigo relata a pesquisa realizada durante o Trabalho Interdisciplinar. Sua redação deve ser clara, concisa, objetiva, coerente e simples. O artigo deve ser elaborado de acordo com as normas da ABNT. O Artigo Científico deve ter no mínimo 10(DEZ) e, no máximo, 15(QUINZE) laudas.


c) DA APRESENTAÇÃO DO ARTIGO NA SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. ??? OU SEMANA ACADÊMICA????

O painel é uma das formas para comunicar o trabalho interdisciplinar (artigo) e tem como objetivo passar a informação de maneira ágil, clara e sucinta, pois é apresentado juntamente com outros painéis dentro de um evento científico.
É aconselhável a utilização de todos os recursos disponíveis para que o painel desperte o interesse dos participantes do evento. A sistematização das informações deve estar disposta de maneira que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas.
Assim, as informações que constam em um painel são as mais relevantes, proporcionando ao leitor um entendimento global da pesquisa, e devem servir como ponto de partida para discussões posteriores com pessoas interessadas.
Por isso esclarecimentos são fornecidos pelos autores. O painel deve ter a dimensão de 0,90 x 1,20 m. O tamanho da fonte deve ser grande o suficiente para a leitura a 2,00m de distância (sugestão: Arial 20). O painel deverá ser apresentado na data indicada para a Semana de Iniciação Científica do Curso e estar assinado pelo professor orientador. O Painel deve conter a Identificação: Título do trabalho, identificação da instituição, do curso, dos autores, do Assessor e período; e os elementos textuais: Introdução, Desenvolvimento, Metodologia, Conclusão e Referencial Bibliográfico.


d) DA APRESENTAÇÃO ORAL DO ARTIGO

As sessões de apresentação do TI são públicas e sua datas e horários serão divulgados em cronograma específico no calendário.
Ao término da data limite para a entrega do TI, a Coordenação de Curso divulga os horários e as salas destinadas às apresentações.
Os alunos do 1º ao 4º período farão a apresentação através do painel/banner. Os alunos do 5º ao 7º período farão a defesa para uma banca examinadora, devendo preparar os slides para a apresentação do TI.
Na apresentação, o grupo tem até 20 (vinte) minutos para apresentar o seu trabalho e cada componente da banca examinadora até 10 (dez) minutos para fazer argüição. .
A atribuição das notas dar-se-a após o encerramento da etapa de argüição, obedecendo ao sistema de notas individuais por examinador, levando em consideração o texto escrito, a sua exposição oral e a defesa na argüição pela banca examinadora.

§1º Utilizam-se, para a atribuição das notas, fichas de avaliação individuais, onde o professor atribui suas notas para cada item a ser considerado como critério .
§2º A nota final do grupo é o resultado da média aritmética das notas atribuídas pelos membros da banca examinadora.
.
A banca examinadora, após a defesa oral, pode sugerir ao grupo que reformule aspectos do artigo apresentado.
.

e) DA MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A conduta adequada em uma mostra científica consiste em estar disponível durante toda a apresentação para eventuais esclarecimentos. Uma apresentação desta natureza ultrapassa a obtenção da nota, pois consiste em um espaço para divulgação do trabalho realizado. Espera-se uma postura adequada por parte dos autores, pois a mesma reflete a seriedade do trabalho e do grupo. Os Trabalhos serão apresentados durante a Semana de Iniciação Científica .
Cada orientador entregará uma carta de aceite à Coordenação em data fixada no cronograma. A partir desta carta é que a Coordenação autorizará a apresentação oral ou do painel por parte dos alunos. Em caso de não entrega, o trabalho não poderá ser apresentado.

12. DA AVALIAÇÃO

O TI corresponde a 50% da avaliação de Grau 2, de cada disciplina que o aluno esteja. A revisão de notas pode ser solicitada no prazo máximo de 48 horas, na Coordenação do Curso, após divulgação das notas.

13. OS CRITÉRIOS E PONTUAÇÃO DO TRABALHO INTERDISCIPLIAR

13.1 Pontuação do Projeto

· 1ª Orientação: 0,20 (seminário) + 0,20 (orientação) = 0,40 pts;
· 2ª Orientação: 0,30 pts (orientação);
· 3ª Orientação: 0,30 (orientação);
· Projeto (trabalho escrito): 3,0 pts;
· Nota do Orientador: 1,0 pt

Pontuação Total: 5,0 pts


13.1 Pontuação do Artigo

· 1ª Orientação: 0,20 (seminário) + 0,20 (orientação) = 0,40 pts;
· 2ª Orientação: 0,30 pts (orientação);
· 3ª Orientação: 0,30 (orientação);
· Artigo (trabalho escrito): 3,0 pts;
· Nota do Orientador: 1,0 pt
Somatório = 5,0 pts

· Defesa do Artigo: 5,0

Pontuação Total = (Somatório + Defesa) / 2
Observações:
As avaliações do projeto e/ou artigo serão realizadas pelo Prof. Orientador .
A avaliação do painel será realizada de forma individual, ou seja, os avaliadores externos avaliarão o desempenho individual dos expositores e ou apresentadores.
O aluno que não estiver presente na apresentação não receberá os pontos referentes à avaliação do painel.
O professor orientador não poderá avaliar o painel;
O trabalho entregue que constituir plágio será excluído da apresentação perdendo as notas correspondentes;
A equipe que entregar o projeto ou artigo após a data determinada no cronograma poderá fazê-la no prazo máximo de 5 dias, com penalização de 0,2 pts por dia de atraso.


14. CRONOGRAMA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR 2009/1 (PROJETOS)

Divulgação geral do TI - divulgação sobre as normas do TI.
Responsável: Coordenador de Curso
Dia 05 de março de 2009
Inscrição das Equipes no TI – sala da coordenação do curso.
Período de 06 a 13 de março de 2009
1ª Orientação: Seminário e entrega por escrito do tema, linhas de pesquisa, problema e objetivos
Dia 24 de março de 2009
2ª Orientação: Análise dos projetos e artigos e correções na sua metodologia e/ou análises de dados pelo orientador
Dia 15 de abril de 2009
3ª Orientação: Entrega dos itens discutidos e encaminhamento para a conclusão. Apresentação (esboço) do painel ou de slides.
Dia 08 de maio de 2009
EQUIPE - Entrega de projetos ou artigos, juntamente com o esboço da apresentação, à Coordenação (1 versão impressa e 1 versão digital). Após esta data os trabalhos apenas serão aceitos, no prazo máximo de 5 dias, com penalização de 0,2 pts por dia de atraso.
Dia 15 de maio de 2009

15. LINHAS DE PESQUISA DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

a) Sistemas de Programação: Projeto e implementação. Otimização de Código. Programação Funcional. Programação orientada a objetos. Sistemas Distribuídos.
b) Teoria da Computação e Algoritmos: Projeto e análise de algoritmos, paradigmas e técnicas. Complexidade de problemas combinatórios e de algoritmos exatos e aproximados, envolvendo estudos teóricos e aplicações.
c) Sistemas de Computação: Sistemas operacionais. Redes de computadores. Redes multimídia. Projetos integrados de hardware e software.
d) Sistemas de Informação: Bancos de dados. Engenharia de Software. Bancos de dados não-convencionais.
e) Modelagem Conceitual e Adaptabilidade: Ambientes de desenvolvimento de software. Adaptabilidade de sistemas web. Ensino a distância. Geração de metadados e Bibliotecas digitais.
f) Recuperação da Informação e Mineração de Textos: Desenvolvimento de modelos, métodos, técnicas ferramentas e algoritmos computacionais para a recuperação da informação e a descoberta de padrões em dados textuais e informações semi-estruturadas. Envolve a coleta, a extração, o processamento, a análise, a manipulação, o armazenamento, a recuperação, a recomendação e a disseminação de informação e conhecimento descrito em textos.
g) Aplicações: Computação gráfica. Processamento de Imagens. Usabilidade de Software. Aplicações para educação.

quarta-feira, 4 de março de 2009

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Segue o regulamento das Atividades Complementares do Curso que todos os alunos devem cumprir. Para o Curso de S.I. são 120 (cento e vinte) horas.



DA NATUREZA DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Art. 1º. Atividades Complementares compreendem a extensão universitária, bem como as ecoes educativas desenvolvidas com o propósito de aprimorar a formação acadêmica do aluno, a relação entre teoria e prática, em acréscimo às atividades curriculares.

§ 1º As Atividades Complementares serão planejadas de forma que os estudantes de Administração desta Faculdade realizem, durante todas a graduação, um percentual de 5% da carga horária total do currículo pleno.

§ 2º O cumprimento da carga horária de Atividades Complementares é requisito indispensável à colação de grau.

§ 3º As ações educativas desenvolvidas no âmbito do Estágio Obrigatório, para os alunos, não poderão ser computadas cumulativamente como atividades complementares, assim como as atividades complementares não poderão ser computadas como atividades de Estágio Obrigatório.

§ 4º Os alunos podem realizar atividades complementares desde o 1º semestre de matrícula no curso de Administração.

§ 5º As atividades Complementares podem ser realizadas a qualquer momento, inclusive durante as férias acadêmicas, desde que respeitados os critérios estabelecidos neste regulamento.


DA COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Art. 2º Ao Coordenador de Atividades Complementares compete:

I. Acompanhar a implementação das Atividades Complementares;

II. Coordenar a divulgação para os alunos das Atividades Complementares, utilizando as mais variadas formas de publicação das informações;

III. Elaborar um arquivo contendo todos os dados dos alunos com suas respectivas cargas horárias das atividades complementares desempenhadas.

IV. Apresentar relatório mensal das atividades ao Coordenador do Curso de Administração.

Art. 3º Ao Corpo Discente:

I. Apresentar os comprovantes das Atividades Realizadas.

II. Cumprir com a carga horária estabelecida pela Instituição.


III. Acompanhar o registro de suas horas junto ao Coordenador das Atividades Complementares.

IV. Solicitar um comprovante da Coordenação do Curso e encaminhá-lo à Secretaria após ter cumprido a carga horária estabelecida.


DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Art. 4º As Atividades Complementares a serem realizadas e suas respectivas cargas horárias estão arroladas na tabela abaixo.



ATIVIDADES REQUISITOS A SEREM CUMPRIDOS CARGA
PELOS ALUNOS HORÁRIA
(máxima)

Monitoria em aulas práticas Relatório do aluno referente ao que 60 horas
de campo foi desenvolvido com assinatura do
técnico ou orientador responsável

Visita técnica Relatório do aluno com assinatura do 30 horas
professor ou responsável técnico


Congresso Nacional / Apresentar certificado de participação 20 horas
Internacional (original e cópia)

Iniciação Científica / Apresentar certificado de participação 20 horas
Jornada Científica (original e cópia)

Palestra/Seminário/ Apresentar certificado de participação 20 horas
Simpósio/Conferência (original e cópia)

Publicações de artigos em Apresentar um exemplar com 60 Horas
periódicos científicos, livros o trabalho publicado
ou capítulos de livros,
trabalhos em anais
(completos ou resumos) e
traduções de livros, capítulos
de livros ou artigos publicados.

Aperfeiçoamento acadêmico Apresentar certificado de presença 60 horas
em geral (cursos livres, com (original e cópia)
afinidade com o curso)



Art. 5º No cômputo das Atividades Complementares respeitar-se-ão as atividades e limites de carga horária estabelecida na (tabela anexa).

§ 1º. A tabela de Atividades Complementares poderá ser alterada a qualquer tempo, em consonância com a melhor aplicação do art. 1º deste Regulamento, a juízo da Coordenação do Curso.

Art. 6º Para obter registro de sua participação em Atividades Complementares, cabe ao aluno entregar comprovante CONFORME Tabela (Anexa).

Parágrafo Único. O aluno deve guardar o original do documento apresentado, que poderá ser solicitado a qualquer momento pelo Coordenador de Atividades Complementares.

Art. 7º É indispensável a apresentação dos comprovantes das atividades complementares bem como sua entrega ao Coordenador das mesmas, sob pena de não serem computadas as horas de atividades realizadas pelo aluno.

Art. 8º As atividades que não constem na agenda de Atividades Complementares só serão consideradas para fins de atribuição de carga horária de Atividades Complementares se o evento corresponder aos objetivos de aprimoramento acadêmico, tal como definido no art. 1º deste Regulamento, sob o juízo do Coordenador do Núcleo de Atividades Complementares de cada unidade.

Art. 9º Os casos omissos serão resolvidos pelas respectivas Coordenações do curso em questão.

Art. 10º Todos os dispositivos deste Regulamento emanam das diretrizes reguladores da Portaria 1.886/96 do MEC.

Art. 11º Antes de colar grau o aluno deverá solicitar junto a Coordenação de seu curso a declaração de que cumpriu a carga horária estipulada para as atividades complementares.

Art. 12º Somente poderá colar grau o aluno que receber da Coordenação de seu curso, a declaração que comprove o cumprimento de sua carga horária nas Atividades Complementares.

ALUNOS DE TCC (projeto e monografia)

Na quinta-feira, dia 05/03/2009 haverá uma reunião com todos os alunos que iniciaram o seu TCC (projeto e monografia). Deverão assim participar todos os alunos que executem ou não nesse semestre a defesa do TCC.
Nesta reunião será informado e calendário referente ao TCC (projeto e monografia).

Os alunos que qualificaram projeto no semestre anterior, devem matricular-se na disciplina TCC (do 8o. semestre) e dar continuidade ao trabalho com o desenvolvimento da monografia.

No caso dos alunos que não tiveram seus projetos qualificados em 2008/2, o prazo para qualificação do mesmo, para que a defesa ocorra ainda neste semestre, é de 25 a 27 de março e todos devem estar matriculados na disciplina TCC.

Todas as Dúvidas serão esclarecidas na reunião que será realizada na sala 406B às 20h15m (intervalo).

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Emails

Para facilitar o contato com qualquer um dos docentes do curso e com a direção da instituição e do curso, segue a lista de emails.

Direção da Instituição e do Curso

Profa. Jussará (Pró-Diretora Acadêmica) jussara@lasalle.g12.br
Prof. Adroaldo (Pró-Diretor Comunitário) adroaldo@lasalle.g12.br;
Prof. Dércio Luiz (Coordenador do Curso de S.I.) derciolr@hotmail.com

Professores do de Disciplinas do Curso :

Profa. Viviane viviane_bernardo@yahoo.com.br
Prof. Josué jfroner@yahoo.com.br
Profa. Dina dinna@vivax.com.br
Prof. Pedro Correa pedrobcorrea@gmail.com
Prof. Rodrigo rpinto.carvalho@gmail.com
Prof. Bruno bcmarinho@gmail.com
Profa. Mary mary.koifman@unimedmanaus.com.br
Profa. Rosario rosafilo@bol.com.br
Prof. Alvano alvanomutz@vivax.com.br
Prof. Henrique hrreys@hotmail.com

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

DISCIPLINA TCC

Em função de vários questionamentos referentes à disciplina TCC do 8o. período, esclarecemos os seguintes pontos :
a) Não existe um único professor para a disciplina pois cada um dos alunos inscritos deverá ter um orientador de TCC que já deverá ter sido escolhido no período anterior ou no início do período da matrícula na disciplina;

b) A disciplina aparece no horário para que possibilitar a matrícula e para que o aluno utilize este horário para atividades referentes ao seu trabalho de conclusão que pode ser de pesquisa ou orientação formal com seu orientador;

c) Se necessário o aluno poderá frequentar uma outra disciplina neste horário sem nenhum prejuízo pois como não existe uma aula formal não há nenhuma perda;

d) Só poderão frequentar a disciplina de TCC alunos em condição de se formarem no período e que já tenham concluído o Projeto do TCC no período anterior. Qualquer aluno que não atenda a esta condição deverá dirigir-se à Coordenação do Curso;

d) No horário de TCC - Seminários, serão realizados os Seminários de preparação para a confecção do TCC que são 5(cinco) seminários sendo um a cada mês. Estes Seminários são os seguintes :
- Abertura do TCC e Esclarecimentos Gerais;
- Estrutura do Trabalho (Projeto). Para alunos do 7o. período;
- Estrutura do Trabalho (Monografia), para alunos matriculados em TCC;
- Normas da ABNT (para todos os alunos do 7o. período e de TCC);
- Apresentação do Trabalho (Defesa), para todos os alunos do 7o. período e de TCC.

O comparecimento aos Seminários é obrigatório e será levado em consideração na nota do aluno.

Todas as regras que regerão o TCC serão apresentadas no Seminário de Abertura do TCC.

As datas serão divuulgadas até esta sexta-feira.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

TRABALHO INTERDISCIPLINAR 2009/1

Prezados alunos,
Nesta sexta-feira, serão divulgadas as datas de inscrição dos grupos, das orientações e da entrega dos trabalhos do TI de 2009/1. Neste semestre todas as orientações serão com hora marcada e os grupos deverão atentar para a sala e o horário em que o professor orientador atenderá ao grupo.
Recomendo a todos que organizem desde já seus grupos e começem a pensar no tema a ser abordado, pois, vencida esta etapa tudo fica mais fácil.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Um mundo de mudanças ( I )

Ontem estava aproveitando o meu primeiro dia de férias do ano, após as dezoito horas naturalmente, e achei que iria ficar sem fazer nada, mas tornou-se impossível, simplesmente não há como não fazer nada em um mundo que se recusa em parar seus movimentos. Sim! Movimentos! pois aos já conhecidos movimentos de rotação e translação, entre outros, junta-se agora os movimentos econômicos , políticos e tecnológicos que afetam a vida de cada um de nós.
Isso sempre ocorreu na história da humanidade, porém nunca com a velocidade com que isso ocorre agora. Novos equipamentos surgem cada vez em espaços de tempo mais curtos afetando a vida das pessoas, sua atuação no mercado de trabalho, alterando o seu comportamento e a sua privacidade. Quer um exemplo disso? veja como o celular mudou nossa forma de viver. Hoje você é encontrado a qualquer momento, por qualquer pessoa ou motivo e ainda paga por esse privilégio, adquirindo aparelhos cada vez mais sofisticados (e caros !) para, rigorosamente, perder sua privacidade. Ao usar um aparelho celular você pode ser rastreado ou simplesmente ter sua conversa gravada por qualquer um que disponha do equipamento correto.
Esta perda de privacidade torna-se ainda maior se considerarmos o uso de alguns sites da Internet como as redes de relacionamento do tipo Orkut e o MySpace, onde as pessoas se mostram de uma forma que permite que se tornem alvos de pessoas inescrupulosas. Percebam a mudança comportamental que estes formatos de softwares e , estes conceitos de redes introduziram: o que antes as pessoas buscavam ocultar, que era a sua intimidade, hoje é disponibilizada para qualquer outro usuário da rede, inclusive para quem quer ou pode prejudicar ao outro. Não são poucos os relatos de crimes praticados a partir destas redes.
Este é um dos aspectos que toda a sociedade precisa e deve discutir, principalmente os profissionais e estudantes das diversas especialidades que hoje compõe a área de informática, pois os sistemas e as ferramentas que desenvolvemos são responsáveis por esta revolução social que está se desenvolvendo sob o olhar passivo da maior parte da sociedade.
Temos que discutir todos os aspectos envolvidos nessa nova sociedade tecnológica que se forma, e decidir se queremos realmente trilhar os caminhos que se desenham a partir dela, nos aspectos éticos e naquilo que os softwares que projetamos podem fazer.
Nesta série de pequenos artigos, vamos discutir, e eu espero que cada um dos leitores dê a sua opinião a respeito, o que chamo de “a sociedade conectada”, buscando conexões com avanços tecnológicos passados, como uma das formas de análise dos impactos que tecnologias revolucionárias podem causar na sociedade.