1. INTRODUÇÃO
Na busca de estabelecer uma melhor integração entre diferentes áreas do conhecimento, envolvendo conteúdos e disciplinas afins, a UNILASALLE–AM desenvolve, em todos os cursos da Instituição uma atividade de iniciação científica denominada Trabalho Interdisciplinar.
A interdisciplinaridade é a tônica da construção do conhecimento diante de uma realidade complexa e múltipla, necessitando de uma articulação das diferentes ciências para sua apreensão.
Essa constante dirige o diálogo entre, pesquisa e extensão em profunda interação entre a comunidade universitária e a sociedade como um todo. Além de despertar no aluno o interesse pela pesquisa e exercitar a prática do diálogo entre as disciplinas e, a partir das mesmas, esse trabalho constitui um dos instrumentos para a avaliação acadêmica enquanto estratégia e metodologia.
2. OBJETIVOS:
a) Oferecer situações para que o aluno desenvolva o pensar crítico-reflexivo;
b) Oportunizar o aprendizado da fundamentação teórica através da prática científica;
c) Introduzir o graduando à prática da pesquisa, proporcionando o contato com diversos métodos de investigação.
3. DOS PARTICIPANTES.
Todos os alunos do Curso participam do Trabalho Interdisciplinar, exceto os alunos matriculados no Trabalho de Conclusão de Curso (8º período).
4. DAS EQUIPES
As equipes serão formadas por:
a) Três (3) integrantes para os alunos do 1º ao 6º período;
b) Individual para os alunos do 7º período.
*** Os alunos do 7º período estarão desenvolvendo projeto que, além de computar nota para o TI, será apresentado para qualificação do TCC e, portanto, deverão seguir o calendário das atividades do TCC.
5. DO TEMPO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Os grupos terão 02 semestres para a realização do trabalho como um todo. No primeiro semestre de realização do trabalho cada grupo deverá, juntamente com o professor orientador, selecionar seu tema e elaborar seu projeto para que no segundo semestre conclua sua proposta de trabalho com a apresentação de um artigo científico. Todos os trabalhos deverão ser apresentados em forma de artigo e terão o primeiro semestre e parte do segundo para sua elaboração e apresentação de acordo com o calendário da Instituição.
6. AS ORIENTAÇÕES
Cada equipe será orientada por um professor. Os alunos receberão orientações sistemáticas previamente combinadas de acordo com o curso.
O aluno que não comparecer a, no mínimo, 02 (duas) orientações, estará automaticamente excluído do grupo.
Uma vez formado o grupo, não é permitida a mudança de seus membros, salvo casos excepcionais analisados pela Coordenação do Curso.
A não colaboração de algum membro do grupo deve ser comunicada à Coordenação, pelo Professor Orientador ou pela equipe, para o desligamento do integrante via protocolo.
O integrante desligado não obtém a nota zero (0,0) no Trabalho Interdisciplinar.
*** Recursos deverão ser encaminhados até 48h, após o desligamento.
7. DO TEMA
A escolha do tema a ser desenvolvido no Trabalho Interdisciplinar deverá estar vinculada a uma das Linhas de Pesquisa do Curso:
· Sistemas de Programação;
· Teoria da Computação e Algoritmos;
· Sistemas de Computação;
· Sistemas de Informação
· Modelagem Conceitual e Adaptabilidade;
· Recuperação da Informação e Mineração de Dados;
· Aplicações.
8. DO PROFESSOR ORIENTADOR.
Todos os professores que dão aula no Curso serão orientadores, sendo que cada orientador poderá ter, no máximo, 05(cinco) grupos para orientar.
As orientações serão realizados nas datas fixadas em cronograma.
Caso exista a necessidade da mudança de Orientador, a equipe deve encaminhar o pedido via requerimento ao Coordenador do Curso. O Orientador também poderá solicitar a sua substituição, mediante justificativa a ser analisada pela Coordenação do Curso, via requerimento Protocolado na Coordenação do Curso.
9. INSCRIÇÃO E CADASTRAMENTO DOS GRUPOS
Os grupos devem formalizar sua inscrição junto à respectiva coordenação de Curso, mediante preenchimento da “Ficha de Inscrição”, na qual deverá constar:
· Curso;
· Período;
· Componentes do Grupo;
o Nome, e-mail, matrícula, telefone
· Linha de Pesquisa;
Período para inscrição: 06 a 13 de março de 2009
*** A não inscrição no prazo determinado implicará, ao aluno, receber nota zero (0,0) no TI.
10. DA ORIENTAÇÃO DOS TRABALHOS
As orientações devem ser realizadas na Faculdade. Em caso de alunos de cursos diferenciados na mesma equipe, o grupo receberá conjuntamente a orientação de professores dos cursos específicos, propiciando assim o trabalho multidisciplinar. Serão realizadas três orientações ao longo do semestre nas datas fixadas no Cronograma.
a) Orientação para Projetos
· 1ª Orientação: Seminário no auditório. Após o seminário a equipe deverá apresentar, por escrito, o título, o problema, e os objetivos devem ser propostos por escrito (digitado em folha ofício) ao Orientador.
· 2ª Orientação: A equipe deverá entregar um esboço do projeto constando os itens discutidos na 1ª orientação, acrescido dos demais elementos obrigatórios do projeto; Discussão do desenvolvimento do projeto.
· 3ª Orientação: A equipe deverá entregar o projeto para verificação do orientador da adequação do trabalho em relação às suas normas e orientações; última revisão para a entrega da versão final.
b) Orientação para Artigos
· 1º Orientação: Seminário no auditório. Após o seminário a equipe deverá apresentar o projeto escrito; e um resumo apresentando as idéias principais para o desenvolvimento do artigo; nos projetos com pesquisa de campo envolvendo seres humanos trazer os formulários para o encaminhamento à comissão de ética.
· 2ª Orientação: A equipe deverá entregar um esboço do artigo para discussão e/ou análises críticas.
· 3ª Orientação: A equipe deverá entregar o artigo para que todos os itens sejam discutidos e encaminhados para a conclusão. A equipe também deverá apresentar a proposta (esboço) do painel (1º ao 4º períodos) ou dos slides (5º ao 7º períodos). Orientações para sua apresentação oral.
Nota: Só serão consideradas orientações as sessões realizadas com a presença dos professores e alunos (com registro na ficha de acompanhamento). Orientações extras podem ser procedidas via e-mail.
Cada orientação deverá ser documentada em formulário específico, devendo este, quando da reunião do grupo com o Professor Orientador, ser rubricado por todos os alunos presentes. A Orientação é um dos meios utilizados pelo Professor Orientador para avaliar o trabalho do grupo.
A não apresentação do material exigido acarretará em perda de 50% da nota do assessoramento em questão.
Caso haja impedimento por parte do Orientador em cumprir a data marcada, é necessário que a equipe notifique a Coordenação do Curso através de Ata que relate a ausência do mesmo. Essa orientação, necessariamente, deve ser reposta.
11. EXEMPLO DE ESTRUTURA DE PROJETO E ARTIGO
a) Estrutura do Projeto de Pesquisa
· Capa;
· Folha de Rosto;
· Sumário;
· Introdução;
· Tema;
· Delimitação do Tema;
· Problema;
· Hipótese (quando houver);
· Objetivo (Geral e Específicos);
· Justificativa;
· Fundamentação Teórica;
· Metodologia;
· Cronograma;
· Referências.
*** O modelo do Projeto de Pesquisa, do curso de Sistemas de Informação, encontra-se disponível no blog do curso www.unilasalle-si.blogspot.com
b) Do Artigo Científico
O artigo relata a pesquisa realizada durante o Trabalho Interdisciplinar. Sua redação deve ser clara, concisa, objetiva, coerente e simples. O artigo deve ser elaborado de acordo com as normas da ABNT. O Artigo Científico deve ter no mínimo 10(DEZ) e, no máximo, 15(QUINZE) laudas.
c) DA APRESENTAÇÃO DO ARTIGO NA SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. ??? OU SEMANA ACADÊMICA????
O painel é uma das formas para comunicar o trabalho interdisciplinar (artigo) e tem como objetivo passar a informação de maneira ágil, clara e sucinta, pois é apresentado juntamente com outros painéis dentro de um evento científico.
É aconselhável a utilização de todos os recursos disponíveis para que o painel desperte o interesse dos participantes do evento. A sistematização das informações deve estar disposta de maneira que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas.
Assim, as informações que constam em um painel são as mais relevantes, proporcionando ao leitor um entendimento global da pesquisa, e devem servir como ponto de partida para discussões posteriores com pessoas interessadas.
Por isso esclarecimentos são fornecidos pelos autores. O painel deve ter a dimensão de 0,90 x 1,20 m. O tamanho da fonte deve ser grande o suficiente para a leitura a 2,00m de distância (sugestão: Arial 20). O painel deverá ser apresentado na data indicada para a Semana de Iniciação Científica do Curso e estar assinado pelo professor orientador. O Painel deve conter a Identificação: Título do trabalho, identificação da instituição, do curso, dos autores, do Assessor e período; e os elementos textuais: Introdução, Desenvolvimento, Metodologia, Conclusão e Referencial Bibliográfico.
d) DA APRESENTAÇÃO ORAL DO ARTIGO
As sessões de apresentação do TI são públicas e sua datas e horários serão divulgados em cronograma específico no calendário.
Ao término da data limite para a entrega do TI, a Coordenação de Curso divulga os horários e as salas destinadas às apresentações.
Os alunos do 1º ao 4º período farão a apresentação através do painel/banner. Os alunos do 5º ao 7º período farão a defesa para uma banca examinadora, devendo preparar os slides para a apresentação do TI.
Na apresentação, o grupo tem até 20 (vinte) minutos para apresentar o seu trabalho e cada componente da banca examinadora até 10 (dez) minutos para fazer argüição. .
A atribuição das notas dar-se-a após o encerramento da etapa de argüição, obedecendo ao sistema de notas individuais por examinador, levando em consideração o texto escrito, a sua exposição oral e a defesa na argüição pela banca examinadora.
§1º Utilizam-se, para a atribuição das notas, fichas de avaliação individuais, onde o professor atribui suas notas para cada item a ser considerado como critério .
§2º A nota final do grupo é o resultado da média aritmética das notas atribuídas pelos membros da banca examinadora.
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A banca examinadora, após a defesa oral, pode sugerir ao grupo que reformule aspectos do artigo apresentado.
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e) DA MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A conduta adequada em uma mostra científica consiste em estar disponível durante toda a apresentação para eventuais esclarecimentos. Uma apresentação desta natureza ultrapassa a obtenção da nota, pois consiste em um espaço para divulgação do trabalho realizado. Espera-se uma postura adequada por parte dos autores, pois a mesma reflete a seriedade do trabalho e do grupo. Os Trabalhos serão apresentados durante a Semana de Iniciação Científica .
Cada orientador entregará uma carta de aceite à Coordenação em data fixada no cronograma. A partir desta carta é que a Coordenação autorizará a apresentação oral ou do painel por parte dos alunos. Em caso de não entrega, o trabalho não poderá ser apresentado.
12. DA AVALIAÇÃO
O TI corresponde a 50% da avaliação de Grau 2, de cada disciplina que o aluno esteja. A revisão de notas pode ser solicitada no prazo máximo de 48 horas, na Coordenação do Curso, após divulgação das notas.
13. OS CRITÉRIOS E PONTUAÇÃO DO TRABALHO INTERDISCIPLIAR
13.1 Pontuação do Projeto
· 1ª Orientação: 0,20 (seminário) + 0,20 (orientação) = 0,40 pts;
· 2ª Orientação: 0,30 pts (orientação);
· 3ª Orientação: 0,30 (orientação);
· Projeto (trabalho escrito): 3,0 pts;
· Nota do Orientador: 1,0 pt
Pontuação Total: 5,0 pts
13.1 Pontuação do Artigo
· 1ª Orientação: 0,20 (seminário) + 0,20 (orientação) = 0,40 pts;
· 2ª Orientação: 0,30 pts (orientação);
· 3ª Orientação: 0,30 (orientação);
· Artigo (trabalho escrito): 3,0 pts;
· Nota do Orientador: 1,0 pt
Somatório = 5,0 pts
· Defesa do Artigo: 5,0
Pontuação Total = (Somatório + Defesa) / 2
Observações:
As avaliações do projeto e/ou artigo serão realizadas pelo Prof. Orientador .
A avaliação do painel será realizada de forma individual, ou seja, os avaliadores externos avaliarão o desempenho individual dos expositores e ou apresentadores.
O aluno que não estiver presente na apresentação não receberá os pontos referentes à avaliação do painel.
O professor orientador não poderá avaliar o painel;
O trabalho entregue que constituir plágio será excluído da apresentação perdendo as notas correspondentes;
A equipe que entregar o projeto ou artigo após a data determinada no cronograma poderá fazê-la no prazo máximo de 5 dias, com penalização de 0,2 pts por dia de atraso.
14. CRONOGRAMA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR 2009/1 (PROJETOS)
Divulgação geral do TI - divulgação sobre as normas do TI.
Responsável: Coordenador de Curso
Dia 05 de março de 2009
Inscrição das Equipes no TI – sala da coordenação do curso.
Período de 06 a 13 de março de 2009
1ª Orientação: Seminário e entrega por escrito do tema, linhas de pesquisa, problema e objetivos
Dia 24 de março de 2009
2ª Orientação: Análise dos projetos e artigos e correções na sua metodologia e/ou análises de dados pelo orientador
Dia 15 de abril de 2009
3ª Orientação: Entrega dos itens discutidos e encaminhamento para a conclusão. Apresentação (esboço) do painel ou de slides.
Dia 08 de maio de 2009
EQUIPE - Entrega de projetos ou artigos, juntamente com o esboço da apresentação, à Coordenação (1 versão impressa e 1 versão digital). Após esta data os trabalhos apenas serão aceitos, no prazo máximo de 5 dias, com penalização de 0,2 pts por dia de atraso.
Dia 15 de maio de 2009
15. LINHAS DE PESQUISA DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
a) Sistemas de Programação: Projeto e implementação. Otimização de Código. Programação Funcional. Programação orientada a objetos. Sistemas Distribuídos.
b) Teoria da Computação e Algoritmos: Projeto e análise de algoritmos, paradigmas e técnicas. Complexidade de problemas combinatórios e de algoritmos exatos e aproximados, envolvendo estudos teóricos e aplicações.
c) Sistemas de Computação: Sistemas operacionais. Redes de computadores. Redes multimídia. Projetos integrados de hardware e software.
d) Sistemas de Informação: Bancos de dados. Engenharia de Software. Bancos de dados não-convencionais.
e) Modelagem Conceitual e Adaptabilidade: Ambientes de desenvolvimento de software. Adaptabilidade de sistemas web. Ensino a distância. Geração de metadados e Bibliotecas digitais.
f) Recuperação da Informação e Mineração de Textos: Desenvolvimento de modelos, métodos, técnicas ferramentas e algoritmos computacionais para a recuperação da informação e a descoberta de padrões em dados textuais e informações semi-estruturadas. Envolve a coleta, a extração, o processamento, a análise, a manipulação, o armazenamento, a recuperação, a recomendação e a disseminação de informação e conhecimento descrito em textos.
g) Aplicações: Computação gráfica. Processamento de Imagens. Usabilidade de Software. Aplicações para educação.
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