quinta-feira, 29 de abril de 2010

Golpes baseados em apps do Facebook desafiam internautas

Por Eric Larkin, da PC World/EUA
Publicada em 29 de abril de 2010 às 07h00


Convites aparentemente inocentes chegam por e-mail e são enviados do próprio Facebook. Por trás deles, no entanto, pode estar um app malicioso.
Eu recebi recentemente duas notificações de e-mail do Facebook que ativaram meu alarme interno de segurança. Não havia nada de escandalosamente errado com as mensagens, que diziam que um amigo havia marcado uma foto minha e feito um comentário sobre ela. Mas algo sobre uma referência a um aplicativo chamado "Who stalks into your profile" (algo como 'quem persegue seu perfil') simplesmente não parecia certo.
Decidi verificar. Vasculhei o cabeçalho do e-mail, para me certificar de que tinha sido mesmo enviado pelo Facebook - e tinha. Uma busca na web pelo nome do aplicativo não resultou em qualquer advertência. A página de instalação do app não me forneceu nenhuma dica óbvia. Mesmo assim, dei asas à paranoia, e examinei o aplicativo.
Estava certo. Era um golpe, e daqueles bem engenhosos. Quando alguém instala o suposto app perseguidor, ele primeiro cria uma montagem fotográfica com as fotos de seus amigos, e aplica comentários à montagem. Por sua vez, o Facebook inocentemente envia mensagens com o aviso de que "seu amigo marcou uma foto sua", divulgando com empenho o aplicativo enganador, que foi criado para gerar receita com publicidade online ilícita.
Saiba mais sobre esse assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário