quarta-feira, 14 de maio de 2014

OLHEM O EXEMPLO

Brasileiro cria projeto de localização de estrelas e chama atenção de Nobel de Física em feira mundial

Com o céu modelado em interface gráfica 3D desenvolvida em Java e usando OpenGL, o usuário seleciona uma estrela no app, cuja interface emula um céu noturno. Com as coordenadas do corpo celeste (ascensão reta e declinação) e cálculos de tempo sideral, é possível conhecer sua direção em relação à posição do observador terrestre, expressa em latitude e longitude. As coordenadas (azimute e elevação) são imediatamente enviadas para o dispositivo apontador por meio da interface sem fio Bluetooth.
Um dispositivo microcontrolador Arduino serve de ponte entre os atuadores eletrônicos, os motores de passo e o software. O Arduino recebe a informação e move os motores de passo do implemento, com precisão de 0,08 graus de arco, para posicionar um laser na direção da estrela, entregando ao usuário informações sobre o corpo celeste. Este laser tem uma particularidade de potência que faz com que seu feixe seja visível.
O projeto de Leonardo tem o código PH009 no catálogo completo do Intel ISEF 2014, que pode ser encontrado em <http://goo.gl/g49S0l>.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/brasileiro-cria-projeto-de-localizacao-de-estrelas-chama-atencao-de-nobel-de-fisica-em-feira-mundial-12474407#ixzz31jgZSE7A
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário