1 MATERIAL UTILIZADO (SLIDES)
o Utilizar fontes básicas - (Times, Arial, Tahoma, Verdana) em um tamanho que permita a visualização de todos os presentes; 28 a 32 para títulos; 20 a 24 para texto;
o Numerar todos os slides (rodapé, alinhado a direita) – caso o avaliador queira visualizar algum slide, durante sua argüição, ele poderá indicar o slide exato, evitando assim que o aluno se perca procurando determinado slide na apresentação;
o Evitar excesso de efeitos visuais – os slides servem para auxiliar o aluno quanto ao roteiro de informações que a apresentação seguirá, e não um festival de letras e textos surgindo, saltando, piscando, entre outros efeitos desnecessários;
o Caso utilize figuras, as mesmas devem estar legíveis – uma vez que as figuras são ilustrações que venham a permitir uma melhor compreensão daquilo que esteja sendo abordado, de que servirá uma figura em que não se pode sequer visualizar e/ou entender o seu papel na apresentação?
o Evitar o uso exagerado de cores, sugere-se 3 a 4 cores em todos os slides;
o Backup de todos os arquivos – previnam-se quanto possíveis surpresas com os arquivos a serem utilizados e/ou visualizados e manipulados durante a defesa;
o Observar gramática – erros gramaticais na defesa do TCC são imperdoáveis;
o Revisão do material pelo orientador – assim como na monografia o orientador teve o papel de direcionar o aluno quanto ao seu desenvolvimento, o mesmo ocorrerá com o material da defesa. O orientador deve avaliar e solicitar correções e melhorias nos slides, caso necessário;
o Não inserir muito texto, prefira o uso de marcadores e tópicos – o próprio aluno se perderá na apresentação ao tentar ler um texto longo ao mesmo tempo em que precisa estar explanando sobre ele. Por outro lado a banca também não saberá se ouve as colocações do aluno ou se deve ler o texto do slide;
o A apresentação é para servir de apoio com uma seqüência lógica e ordenada das informações;
o O primeiro slide geralmente contém os dados como o título do trabalho, o nome do aluno e o nome do orientador – é o slide de apresentação pessoal do aluno, onde o mesmo se apresenta e diz do que se trata o TCC;
o O segundo slide trata do roteiro da apresentação - identificando a seqüência e os assuntos que o aluno irá abordar;
o Os demais slides seguirão, exatamente, a ordem de cada item descrito no roteiro de apresentação;
o Para cada item específico, devem ser elaborados tópicos que permitam ao aluno seguir um roteiro lógico de informações durante a apresentação.
2 COMPORTAMENTO DO ALUNO
o Apresentação pessoal – mesmo que a banca já saiba que aluno está avaliando, é educado e forma que o aluno apresente-se no início da defesa;
o Tom de voz – mantenha um tom de voz, do início ao final da apresentação, que permita que todos os presentes na sala consigam compreender o que está sendo dito;
o Não falar olhando para a tela do computador, caso necessite visualizar o conteúdo do slide utilize a tela onde a apresentação está sendo projetada;
o Dirigir-se à banca – as apresentações são abertas ao público, a apresentação deve ser dirigida a todos os presentes na sala, mas não esquecer que a banca examinadora é o foco principal;
o Não ficar estático durante toda a defesa – evitar ficar na mesma posição e no mesmo lugar por toda a apresentação;
o Evitar leitura dos slides – os slides conterão tópicos para direcionar o aluno sobre o que falar; a banca está ali para avaliar o aluno quanto ao seu desempenho no trabalho e domínio do TCC, e não o material de apresentação;
o Atenção ao vocabulário – evite os vícios da fala como: entendeu? né? ta? Entre outros. Utilize uma linguagem mais técnica e formal;
o Expressões faciais e gestos – o nervosismo pode criar uns ”tics” durante a defesa;
o Traje: vista-se de acordo com a ocasião;
o Ter habilidade para ouvir – após a apresentação fique atento aos questionamentos da banca. Ouça com atenção, tenha certeza que compreendeu a questão antes de responder, se necessário solicite ao membro que refaça a pergunta;
o Ser receptivo às colocações e sugestões – a banca avalia e faz sugestões para que o trabalho se torne melhor, portanto aceite as colocações. Posteriormente, o aluno e o professor orientador irão juntos definir como ficará a versão final após a análise da banca examinadora;
3 DICAS
o Revisão dos slides por mais de uma pessoa – a leitura de um mesmo material por várias vezes acaba se tornando automática e fica difícil perceber alguns erros;
o Não carregar demais nos slides (excesso de texto);
o Os slides são apenas um roteiro que a apresentação deve seguir;
o Leia várias vezes o conteúdo do trabalho e os slides – tenha domínio do tema e do material utilizado para a defesa;
o Treinamento - simule a defesa, quantas vezes forem necessárias, para que se sinta preparado;
o Cronometre o tempo – lembre-se de que há um tempo estipulado para a defesa;
o Atenção na data, local e horário marcados para a defesa.
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