quinta-feira, 6 de outubro de 2011

DIA TRISTE PARA A T.I.

A história tem como personagens pessoas que alteraram o curso do seu tempo, algumas para promover o bem, outras com propósitos não tão nobres, mas que assim mesmo moldaram o seu tempo e o que veio depois. Isto é um fato inquestionável!

Steve Jobs, com sua visão empreendedora e alinhada aos anseios do que as tecnologias da informação deveriam ser, e não o que eram nos idos da década de 1980, introduziu inovações que permitiram ao consumidor comum, ao ser humano sem uma formação específica, utilizar o computador como um elemento corriqueiro do seu dia. Ele introduziu mais do que o conceito de janelas e o mouse; Ele simplificou praticamente tudo, estimulou a criação de interfaces simples e acessíveis a todos; Ele reinventou o computador. Enquanto o Brasil passava pelo “apagão” da reserva de mercado da informática, Steve Jobs inventava a Apple e desenhava a trilha que gerou o MacBook Pro que agora uso para escrever este breve texto.

Mais do que um visionário da tecnologia, ele agiu como um motivador de equipes ao desafiar engenheiros e analistas a projetar produtos que se tornaram objeto de desejo. Só hoje me dei conta que possuo quatro aparelhos que ficaram órfãos. Espero que seus sucessores na Apple tenham aprendido alguma coisa com o homem e o técnico, ou em breve veremos o fim de uma empresa que já foi estúpida o suficiente para afastá-lo do comando, e pode não ter a competência de se manter sem sua genialidade em entender o mercado e as pessoas. Sem esteentendimento, a tecnologia é irrelevante.

A área de TI do céu deve estar bastante movimentada hoje ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário