Caros alunos,
No último domingo o país viveu o que alguns chamam de A Festa da Democracia, mas em toda a festa temos que tomar cuidado para não exagerar e acabar com uma tremenda ressaca no dia seguinte, neste caso nos anos seguintes. Viver em uma democracia nos dá o direito de exercer o voto da maneira que desejarmos, mas devemos lembrar sempre do que o nosso voto representa.
O resultado das urnas do último domingo preocupa muito quando vemos a qualidade de alguns cidadãos eleitos pelo voto do povo. Parece que uma grande parte população não se dá conta de que um voto irresponsável tem consequências diretas e graves para a vida de todos no país, principalmente para os mais pobres que são os usuários do sistema de transporte público lotado e fétido, do hospital público abarrotado, com falta de pessoal e sem leitos, das escolas sem material adequado de trabalho, sem carteiras e sem a comida das crianças, muitas vezes a única refeição que teriam no dia.
A alegação de que o voto foi de protesto é sem sentido pois protesto útil é o que muda, o que afasta corruptos e imbecís, que com sua corrupção ou omissão, causam mortes em hospitais ou conduzem crianças à ignorância. Protesto deve ser a arma de quem quer melhorar e não se melhora elegendo analfabetos e ladrões. E o que é pior, elegendo com um número de votos tão grande que acaba elegendo outros que sequer tiveram votos para pleitear uma vaga.
A situação me parece ainda pior quando se constata que não foram apenas eleitores sem preparo que votaram em determinados candidatos, muitos eleitores, com curso universitário, que deveriam por sua formação combater os aproveitadores da política e afastá-los, também votaram nessas figuras, que se fossem só exóticas já seriam um mal, mas que na verdade vão ter o poder de legislar o país, o que é perigoso.
O que pode piorar ? - podemos ser conduzidos a uma censura aos meios de comunicação, à aprovação de emendas constitucionais que nos leve a um caminho inverso ao da verdadeira democracia, a mudanças na distribuição de recursos para estados e municípios, entre outras medidas que são votadas por estes deputados e senadores que irresponsavelmente foram eleitos.
Desculpem a sinceridade, mas este Congresso não me representa como cidadão, nem acho que representa a maioria da sociedade brasileira, e alguns deveriam é estar respondendo pelos crimes que cometeram e que não conseguimos fazer com que sejam punidos como o seriam em muitos países.
Uma geração inteira lutou muito para eleger seus representantes, e estamos assistindo essa democracia ser maculada pela falta de qualidade do voto de muitos brasileiros.
Quero deixar bem claro que não pertenço a nenhum partido, não apóio ninguém, nem externo posições politico-partidárias. Esse alerta deve servir apenas para cada um pensar na responsabilidade que é o voto e procurar, com a informação que um curso superior proporciona, influenciar positivamente a todos que o cercam. Vamos fazer isso para o 2o. turno, buscando informações válidas e sérias, em fontes confiáveis, e não em opiniões sem um embasamento que lhe confira credibilidade. Seja qual for a sua opção, que ela seja consciente e responsável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário