terça-feira, 29 de março de 2011

SEMANA ACADÊMICA 2011/1 E FESTIVAL DO FILME MINUTO

Caros Alunos, O tema da Semana Acadêmica de 2011/1 é Educação, Trabalho e Desenvolvimento Humano. Em função deste tema, solicitamos que os filmes que serão realizados pelos grupos de TI tenham sua temática desenvolvida com base no grande tema proposto, ou seja, devem abordar situações do cotidiano e estarem ligados ao tema proposto. Gostaria de lembrar mais uma vez a todos que esta não é uma atividade isolada e que cada grupo deve desenvolver filmes que contribuam para temática e para o desenvolvimento de todos os alunos da instituição. Os filmes serão apresentados a todos os alunos da Faculdade, serão utilizados pelas disciplinas para o desenvolvimento do ambiente de armazenamento e publicação na internet, e ocorrerão discussões sobre os temas e o conteúdo no âmbito das atividades da Semana Acadêmica. Cada grupo deverá expor como realizou o filme (equipamento, software utilizado, etc.). Por uma coincidência, nosso curso estará recebendo a visita do MEC exatamente durante a Semana Acadêmica, assim, é fundamental para todos que esta prime pela organização e controle, o que só será possível com a participação efetiva de todos. Lembro ainda que o filme irá compor a nota de G2 e a nota atribuída deverá ser considerada por todas as disciplinas para os alunos que participam do TI. A nota dos filmes será divulgada a todos os professores e a nota de G2 será calculada pela média, portanto, o grupo que deixar de apresentar o filme terá nota zero em um dos instrumentos de G2.

segunda-feira, 14 de março de 2011

REPRESENTANTE ESTUDANTIL (RE) PARA A SBC-Sociedade Brasileira de Computação

Visando atender a solicitação da Secretaria Regional Norte 1 da SBC, informamos que a Faculdade La Salle deve indicar um representante estudantil (RE) para atuar junto à Regional da SBC. Para que esta representação seja efetiva, solicitamos um voluntário para ocupar esta função e que, preferencialmente deve estar cursando do 5o. período (inclusive) em diante.

Lembramos que o aluno RE deverá ser sócio da SBC e deve estar em dia com a anuidade. Para 2011, a SBC criou a categoria de “Estudante de Graduação Básico” com valor de anuidade de R$ 10,00. Portanto consideramos que a participação é plenamente possível.

Recomendamos a todos os alunos do curso de SI que aproveitem esta oportunidade e tornem-se sócios da SBC pois é a entidade que representa a classe e que proporciona eventos que possibilitam a melhoria da qualificação dos profissionais, e os sócios pagam valores diferenciados.

As demais categorias e respectivos valores podem ser verificados no link abaixo:

http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=212&Itemid=154

Na certeza de contar com a atenção de todos, agradecemos antecipadamente e ficamos no aguardo do voluntário que deverá comparecer pessoalmente à Coordenação do Curso.


Blog do Prof. Marcelo Pereira

Conforme solicitado a todos os professores, estamos divulgando o endereço dos Blogs mantidos pelos professores de S.I.

Gestão, análise e engenharia de software e Compiladores (Prof Marcelo Pereira)

http://analiseweb.wordpress.com/

quinta-feira, 10 de março de 2011

Brasil: único BRIC que não aparece na lista das melhores Universidades

De VAGUINALDO MARINHEIRO

O Brasil avança na economia, mas tem um longo caminho a percorrer na educação. O país é o único dos BRICs a não ter nenhuma instituição de ensino superior entre as cem mais bem avaliadas por acadêmicos no mundo todo.

É o que mostra o novo ranking divulgado hoje pela THE (Times Higher Education), principal referência no campo das avaliações de universidades no mundo, que é baseada em Londres.

A Rússia aparece com a Universidade Lomonosov, de Moscou, na 33ª posição. A China tem cinco universidades no ranking (duas em Hong Kong e uma em Taiwan). A melhor é a Tsinghua, de Pequim, no 35º lugar. O Instituto Indiano de Ciência está na 91ª colocação.

Foram ouvidos 13.388 acadêmicos de 131 países para chegar à lista das universidades com melhor reputação
São estudiosos com, em média, mais de 16 anos de trabalho em instituições de ensino superior e 50 trabalhos científicos publicados.

Na liderança, mais uma vez, aparece a americana Harvard, que também lidera o ranking geral da THE divulgado em setembro de 2010 e que a Folha publicou com exclusividade no Brasil.

A diferença entre os rankings é que o geral leva em conta 13 critérios- relação estudante/professor, quantidades de alunos e professores estrangeiros, número de trabalhos científicos publicados, ênfase em pesquisa etc.

O índice de reputação, divulgado pela primeira vez pela THE, considera apenas a imagem que as instituições têm entre os acadêmicos.

Foi pedido que apontassem, entre mais de 6.000, até dez universidades como as melhores do mundo em seus campos específicos.

HARVARD

Os Estados Unidos são o grande destaque, com sete universidades entre as dez primeiras e 45 entre as cem.

Em seguida vem o Reino Unido, com duas entre as dez primeiras (Oxford e Cambridge) e 12 no total.

A surpresa é a Universidade de Tóquio, que aparece na oitava posição. No ranking geral, ela está no 26º lugar.
A Rússia também se destaca. A Lomonosov, em Moscou, é a 33ª com melhor reputação, apesar de nem constar do ranking geral da THE.
Com mais de 50 mil alunos, tem 11 ganhadores do Nobel e investe dinheiro público e privado em pesquisas.

Segundos especialistas, é justamente a falta de investimento em pesquisa que deixa as universidades brasileiras fora desses rankings.

Phil Baty, um dos responsáveis pelo estudo, diz que os rankings baseados em critérios objetivos são muito importantes, mas defende também os de reputação.

"Neste momento em que há uma grande disputa global pelo mercado de alunos e professores, uma boa reputação no meio acadêmico é crucial", afirma Baty.

Fora o Reino Unido, a Europa não aparece bem no ranking. A universidade suíça mais bem colocada está em 24º lugar. A alemã, em 48º. Nenhuma francesa está entre as 50 primeiras.

Itália, Espanha e Portugal não figuram no ranking.

quarta-feira, 2 de março de 2011

iPad 2: Confira como foi o evento de lançamento do novo tablet da Apple


O evento da Apple aconteceu hoje e começou pontualmente as 15 horas (horário de Brasília),

O iPad 2 virá em preto ou branco, é 2 vezes mais rápido e tem gráficos 9 vezes melhores, possui câmeras frontal e traseira, giroscópio, e a mesma duração de bateria do modelo original.

Quer saber mais? clique aqui

terça-feira, 1 de março de 2011

ATENÇÃO! ALUNOS COM HORÁRIOS DE DISCIPLINAS CONFLITANDO

Informamos a todos os alunos que estão matriculados em disciplinas com conflito de horário que esta situação não será autorizada, devendo o aluno cancelar uma disciplina pois será reprovado por falta em uma delas ou nas duas. A Coordenação do curso vai orientar a todos os professores rigor absoluto nestas situações. Esta prática não está autorizada.